# Home & Garden >> Casa e Jardim >> Plants, Flowers & Herbs >> Feijão Crescer >> Content

Doenças foliares na cultura da soja

plantas de soja (Glycine max) são suscetíveis a uma ampla gama de doenças que afetam a sua folhagem. Patógenos bacterianos , virais e fúngicas são agentes causais de doenças foliares. Determine o tipo de doença presente antes de avaliar opções de tratamento. Nem todas as doenças foliares da soja é sério , e nem todas as doenças foliares da soja é tratável. Doenças bacterianas
Doenças bacterianas na soja pode vir de sementes infectadas .

pústula bacteriana ( Xanthomonas campestris pv . glycines ) e crestamento bacteriano ( Pseudomonas syringae pv. glycinea ) são duas doenças foliares da soja causadas por patógenos bacterianos. Postules bacterianas apresentam-se como lesões em ambos a superfície da folha superior ou inferior com postules levantadas principalmente na superfície inferior. Crestamento bacteriano apresenta como manchas foliares , que formam halos amarelados ao redor do local . O tecido afetado , em seguida, se torna marrom e cai criando buracos na folha. Existem alguns tratamentos para as plantas afetadas. Fungicidas de cobre podem ser usados ​​para crestamento bacteriano se pulverizado cedo o suficiente. Devem ser tomadas medidas preventivas .

Doenças Virais
murcha Folha são freqüentemente causadas por bactérias.

Bud ferrugem e mosaico comum da soja são duas doenças comuns de folhas de soja causadas por patógenos virais. As plantas afetadas com queima do broto não apresentam qualquer descoloração, mas as folhas murcham e curl. Vírus do mosaico provoca sintomas semelhantes , com a adição de enrugamento das folhas . Nem a doença é grave o suficiente para causar perdas substanciais. Não há um tratamento químico recomendada para o controle de qualquer doença . Variedades resistentes de soja e semente livre de vírus deve ser selecionada.

Doenças fúngicas
sintomas de doenças fúngicas em soja são variados. patógenos

fúngicas são a causa mais comum de doenças foliares da soja. Os sintomas variam de um branco ao cinza revestimento nas folhas , como com o oídio, um amarelecimento ou escurecimento das folhas , como com ferrugem, Downey, um vermelho a aparência manchada de laranja , como com doenças ferrugem e várias manchas foliares . Selecione variedades resistentes a doenças e sementes tratadas sempre que possível. Existem tratamentos químicos disponíveis para doenças de fungos . Selecione apenas fungicidas rotulados para uso em soja. Sprays preventivas podem ser realizadas em intervalos de 10 a 14 dias durante todo o período vegetativo. Sprays de tratamento deve ser feito a cada 7 a 10 dias .

Prevenção
As sementes podem ser tratadas com fungicidas antes do plantio.

A melhor maneira de controlar as doenças nas folhas de soja é tomar medidas preventivas. Comece com sementes tratadas e selecionar variedades resistentes a doenças . Siga as práticas de irrigação que mantêm a folhagem seca , tanto quanto é possível , como por meio de irrigação por gotejamento . Planta soja em uma área que recebe uma boa circulação de ar e sol pleno para ajudar a prevenir as condições que favorecem doenças fúngicas . A rotação de culturas deve ser praticada sempre que possível, e os restos de colheita do ano anterior deve ser removido antes de replantar em áreas onde as rotações não são possíveis .


A partir de:https://jardim.98905.com/plants-flowers-herbs/growing-beans/1009021551.html

direitos autorais © Casa e Jardim Todos os direitos reservados.