As protuberâncias nos lados de baixo de uma fronda samambaia não são os esporos reprodutivos reais. As colisões são chamados sori - o singular é sorus - e são onde os esporos são produzidos e armazenados até que eles são maduros . Quando os esporos amadurecem, os soros se abriu e liberar milhões de esporos para o vento ou água.
Prothallus
As condições que iniciam a germinação dos esporos variam de espécie para espécie , mas em geral, a humidade é um factor importante . Uma vez satisfeitas as condições corretas, um esporo irá germinar e crescer em uma estrutura chamada prothallus . O prothallus é em forma de coração , e em sua base, a ponta do coração, são filamentos da raiz , chamados rhizoids . Entre os rhizoids são antheridia , o macho , órgãos sexuais produtoras de esperma . Acima deles , na parte arredondada do coração, são o arquegônio , a fêmea , os órgãos sexuais de produção de ovos.
Fertilização
Quando maduro, o antheridia pode liberar esperma. A água deve estar presente para que o esperma para ser capaz de nadar por um arquegônio -descobrindo ovo. Os espermatozóides podem fertilizar um óvulo do arquegônio na prothallus veio, mas é melhor para a sobrevivência da espécie de samambaia para o esperma para chegar a um prothallus diferente do que a sua própria .
Jovem Ferns
Assim fertilização está completa , o óvulo amadurece em que é chamado de zigoto , que é , essencialmente, o início de uma nova samambaia. Como os primeiros , pequenas folhas de aparecer, o prothallus encolhe . Em sua infância, uma samambaia pode olhar um pouco de musgo e como é muito sensível ao calor e à seca. Quando folhas de ficar grande o suficiente , eles vão desenrolar na forma típica fiddlehead , desenrolando à medida que surgem a partir do solo .
Source:https://jardim.98905.com/plants-flowers-herbs/plant-basics/1009111799.html