Home & Garden >> Casa e Jardim >  >> Home Design & Decor >> iluminação

Veneziana de vidro do século 10

Por mais de mil anos, o porto da cidade italiana de Veneza tem sido reconhecido por o vidro decorativo espetacular feito na vizinha Murano . Valorizada por suas cores fortes e artesanato requintado , vidro Murano é o resultado de um processo meticuloso que envolve ferramentas simples e um grande grau de habilidade. Origem

vidro veneziano , hoje chamado de vidro de Murano , tem uma história que remonta a séculos . A técnica de fabrico de vidro tradicional é complexa e meticulosa , envolvendo temperaturas elevadas para fundir o vidro fundido de modo que pode ser moldada e em camadas . Entre as formas mais populares de vidro veneziano foram o , cristallo transparente (cristalina ) de vidro fino , smalto (vidro esmaltado usado em mosaicos ) , aventurina (vidro contendo tópicos ou partículas de ouro), vidro millefiori multicolorido e lattimo , um vidro branco opaco comumente chamado de vidro de leite .
História

Fundada no século V, Veneza era uma das cidades marítimas mais importantes da Europa por volta do século 10 . Foi durante este século que a cidade também ganhou uma reputação para produzir o que hoje é chamado de vidro Murano. O registro histórico mais antigo relativo a fabricação de vidro veneziano é um documento de 982 dC que faz referência a um monge chamado Domenico , que trabalhava como um soprador de vidro na pequena ilha de Murano . Alguns séculos mais tarde , todos os fabricantes de vidro veneziano foram transferidos para Murano, em 1291 , devido a temores de que os fornos a lenha usada para aquecer o vidro fundido colocados um risco de incêndio para edifícios de madeira da cidade.

processo

Vidraria no século 10 , Veneza era um processo trabalhoso , meticuloso em que os fornos a lenha foram aquecidas a altas temperaturas necessárias para converter sílica em vidro fundido . Durante o arrefecimento , o vaso foi então moldada maleável e trabalhado por um perito com algumas ferramentas rudimentares . Durante este processo , os fabricantes de vidro que muitas vezes adicionar uma variedade de matérias-primas adicionais para o vidro para produzir efeitos diferentes no produto acabado . De sódio , por exemplo , foi adicionada para ligar vidro opaco , enquanto que o arsénio e nitrato iria eliminar bolhas . Outros materiais foram adicionados diferentes texturas e cores produzidas .
Murano

Usando técnicas semelhantes às usadas há milhares de anos , modernas fábricas de vidro Murano produzir numerosos tipos de objetos de vidro decorativo . Estes incluem lâmpadas Venini e cinzeiros , louças, vasos , pratos, lustres e arte em vidro . Murano também é usado em jóias , como " la Murrina ", um fino, pingente redondo cor-de- vidro, com uma espiral ou padrão floral imbuído dentro do vidro.


Source:https://jardim.98905.com/home-design-decor/lighting/1009065179.html

Casa e Jardim © https://jardim.98905.com