assexuada propagação dá jardineiros e horticultores uma maneira de produzir plantas idênticas ao pai , algo nem sempre é possível quando o cultivo de plantas a partir de sementes . Uma nova planta cultivada a partir de uma estaca , por exemplo , possui todos os mesmos traços do pai. Se a planta-mãe tem uma atractiva cor de folhagem , você pode propagar uma nova planta a partir de um corte e estar certo de que a prole terá a folhagem desejado também.
Vantagens sobre
Semente
Propagação utilizando estacas ou outros métodos assexuados evita algumas das dificuldades envolvidas no cultivo de sementes. Sementes geralmente levam muito tempo para germinar; em alguns casos , pode não produzir sementes mudas de dois ou três anos , dependendo das espécies . Você também não precisa esperar até que as sementes aparecem mais tarde na estação de crescimento para reproduzir a planta. Alguns tipos de plantas cultivadas nem sequer produzir sementes viáveis , de modo a propagação assexuada é a única maneira de propagá-los .
Tipos
os vários métodos de assexuada propagação incluem camadas , onde a haste de baixo pendurado de uma planta está enterrado no solo até formar um sistema radicular . A haste não é removida da planta-mãe até a mola depois produz raízes . Divisão envolve a divisão de plantas em seções separadas depois de cavar -los com as raízes intactas . Propagação por estacas requer a remoção de uma haste ou folha de uma planta e colocando-o no solo para se enraizar . Enxertia junta-se à parte superior de uma planta , chamada de enxerto, e na parte inferior de outro , chamado de porta-enxerto.
Cultura de Tecidos
Uma forma mais rara de planta propagação ocorre não no jardim, mas no laboratório. A cultura de tecidos , também chamado de micropropagação , cria novas plantas , tendo o tecido da planta-mãe e induzindo suas células a se dividir. A cultura de tecidos tem a vantagem de produzir mais descendentes do que outros métodos , embora a taxa de sucesso varia de acordo com o nível de habilidade do técnico que realiza o procedimento .
Source:https://jardim.98905.com/plants-flowers-herbs/plant-basics/1009111961.html