Rose crestamento foliar também é conhecido como mancha ou mancha preta de rosa. Queima das folhas é uma doença comum de rosas que é susceptível de afectar as plantas que crescem em todas as localizações geográficas. A doença fúngica é causada por uma infecção de Diplocarpon rosae e é a principal causa de desfolha em rosas.
Danos
A doença inicia-se com o aparecimento de pequenas dimensões , manchas escuras no lado superior da folha durante o final da primavera . Com a progressão da doença , as manchas expandir gradualmente em tamanho até ½ polegada de diâmetro e também desenvolver fronteiras de penas. Ocasionalmente , existem halos ao redor das manchas amarelas . Em casos de infecção grave, manchas de cor roxo também são vistos nas bengalas. A folhagem começa a ficar amarelo antes de cair . Corpos de frutificação do fungo preto são visíveis dentro dos pontos .
Condições favoráveis
Rose crestamento foliar é freqüentemente visto em roseiras em que a folhagem é permitido permanecer constantemente úmido por longos períodos de até 7 ou mais horas . As plantas que estão localizados em áreas úmidas com má ventilação do ar também são mais propensas à infecção. Miniatura variedades de rosas são mais suscetíveis à doença do que outras rosas .
Controle
Tente escolher variedades e híbridos que são resistentes à queima das folhas e de outras doenças , como a folhagem ferrugem e antracnose . Evite o uso de sistemas aéreos de forma a manter folhagem seca. Água no início do dia para que as plantas têm a chance de secar bem durante o dia. Retire todas as folhas afetadas e destruir através da queima . Opções de controle químico incluem o uso de fungicidas contendo clorotalonil ou triforine . O uso de óleo de nim também é eficaz no controle folha rosa praga .
Source:https://jardim.98905.com/plants-flowers-herbs/growing-herbs/1009106795.html