Cercospora é o fungo responsável por uma condição conhecida como haste e mancha foliar , também chamada de doença de verão haste preta . Esta doença fúngica mais comumente afeta plantas de trevo que crescem em regiões quentes dos Estados Unidos , Europa e África . Embora os esporos de fungos podem estar presentes durante todo o ano , os sintomas normalmente aparecem após o corte inicial ou de corte das plantas de trevo .
Sintomas
O aparecimento de pequenas manchas geralmente é o primeiro sintoma visível de Cercospora . Os pontos são circulares ligeiramente e podem variar em tamanho de 2 a 6 cm. Eles podem começar como manchas marrons em ambas as superfícies superior e inferior das folhas do trevo . Conforme a doença progride , as lesões tornam-se mais escura e se espalhou para as hastes das leguminosas afetadas. Algumas manchas podem aparecer púrpura- negro. As manchas de assumir um tom de prata quando orvalho cobre as folhas. Esta mudança de cor ocorre quando o fungo produz esporos.
Danos
Cercospora pode acabar com arquibancadas inteiras de trevo. A doença faz com que as folhas ficarem marrons e murchar , muitas vezes resultando em queda de folhas . O fungo pode se espalhar para as flores e infectar as sementes em desenvolvimento , resultando em contaminação e má germinação.
Prevenção
Um fungicida que contém hidróxido de cobre pode ajudar a reduzir o risco de Cercospora em plantas de trevo . Plantio de trevo em áreas com boa drenagem ajuda a reduzir o crescimento de esporos de fungos . Remoção de plantas danificadas e corrigir problemas de drenagem ajuda a minimizar a chance de crescimento de fungos . Evite overwatering ou rega no final da noite , quando as temperaturas frias noturnos pode prender a umidade de encontro à folha do trevo. Não use recortes trevo doentes em caixas de adubo e como cobertura para outras plantas.
Source:https://jardim.98905.com/plants-flowers-herbs/groundcovers-vines/1009101180.html