Utilizando o Método Racional
1
O Método Racional é usado para áreas inferiores a 50 hectares . Se a área que você está avaliando é mais do que 50 hectares , você terá que usar uma tabela de coeficiente. Anote a seguinte fórmula:
Q = CiA
2
encontrar os valores adequados para cada variável . Na equação Método Racional , " C " é o coeficiente de escoamento superficial , o que significa que é o seu desconhecido . "Q" é o valor da taxa de pico de escoamento . Este valor é em CFS . Uma CFS é igual a um metro cúbico de água que passa num ponto particular ao longo de um segundo . " Um " é igual ao tamanho da área que você está medindo. " Um " é medido em hectares .
3
Calcule o valor de " i ". Esta é uma medida da intensidade da chuva . Ele é medido em centímetros por hora. Este valor é calculado usando um gráfico Seelye (consulte Recursos) e um gráfico IDF . Para usar um gráfico Seelye , você precisa ter o comprimento do terreno e seu ângulo de grau . Depois de ter este valor , você pode usar um gráfico IDF para determinar "i ". Gráficos IDF variar de região para região e são baseadas em intensidades médias de precipitação . Gráficos IDF estão normalmente disponíveis a partir do governo do estado. A agência real varia de estado para estado . Por exemplo, no Tennessee, o Departamento de Transportes libera gráficos IDF .
4
Isolar e resolver para "C" Sua equação alterada deve se parecer com isso:
C = Q /iA
Usando uma tabela coeficiente de escoamento superficial
5
encontrar uma mesa coeficiente de escoamento superficial respeitável ( consulte Recursos).
6
Determinar que tipo de terra que você tem. Alguns exemplos de terra incluem áreas de negócios , áreas residenciais, telhados e terrenos agrícolas.
7
Use a tabela de coeficiente de escoamento superficial para determinar o coeficiente de escoamento superficial (C).
Source:https://jardim.98905.com/landscaping-outdoor-building/overall-landscape-planning/1009095040.html