Aquíferos são uma parte importante do ciclo da água . A água da chuva que cai sobre o solo é utilizado de várias maneiras. Pode evaporar , ser absorvido pelas plantas , fugiu em córregos ou ser absorvidos pelo solo e em lençóis freáticos . A água que se move no subsolo é chamado de recarga. Rochas ou sedimentos que armazenam e movimentam o subterrâneo de água em quantidades que são suficientes para ser útil são chamados de aqüíferos. Recarregue água dentro de um aqüífero é armazenada nos poros ou espaços dentro da rocha e sedimentos. Esses poros variam em tamanho de espaços microscópicos minúsculos entre os grãos minerais a cavernas . A maioria dos poros dentro da rocha que fica abaixo do nível freático são cheios com água . Aquíferos variam de permeabilidade, ou a propriedade que permite movimento de água através da rocha . Aquíferos Calcário variam de permeabilidade , dependendo de sua história geológica .
Calcário
calcário é qualquer rock formada principalmente de carbonato de cálcio e é considerado para ser um dos vários tipos de carbonato de rochas compostas de mais de 50 por cento de carbonato de minerais , tais como a calcite ou a dolomite ou ambos. Mais calcário é formado a partir de depósitos de água salgada e está constantemente formando ao longo dos recifes de corais e corpos de água rasos . A água do mar contém cálcio e bicarbonato em níveis elevados, ambos necessários para a formação de calcário.
Fluxo de água em um Calcário Aqüífero
água em um aqüífero calcário é geralmente em movimento sob pressão . Ele entra no aqüífero em uma área, chamada de zona de recarga , e sai pelo outro chamado de zona de descarga . A descarga pode ser na forma de molas ou poços , ou pode ser em áreas ao longo de um rio ou de costa . O caminho entre estas duas áreas pode ser muito curto ou pode esticar a milhares de metros antes que a água chega à superfície. O fluxo ea quantidade de água dentro de um aqüífero calcário pode variar muito , dependendo de sua porosidade. Alguns aquíferos , chamados confinando unidades, quase não produzem água utilizável , enquanto outros produzem grandes quantidades. Quando poços são perfurados em aquíferos calcários confinados, a pressão resultante faz com que a água a subir. Esta água é então bombeada de poços a ser usada para irrigação, a cidade e abastecimento de água rural e para fins industriais , como mineração . A água subterrânea dentro do aqüífero reage com minerais no calcário . A calcita dentro do calcário é o que dá o sabor e as propriedades da água dura.
Problemas potenciais
Se a água retirada de um aqüífero é maior do que a água que flui para o recarregar zona, a nascente de água doce pode secar . Como resultado , o sal pode se mover em um aqüífero calcário uma vez utilizado para água doce. Quando há grandes cavidades dentro de um aqüífero calcário não cheio de água , mas também pode resultar no afundamento do solo , o que pode levar a água de superfície , que muitas vezes contém contaminantes que escoa em lençóis freáticos . Outros problemas potenciais incluem derramar ou manuseio incorreto de materiais, tais como produtos químicos perto de um aquífero , que contaminam a água dentro do aqüífero , tornando a água inutilizável.
Source:https://jardim.98905.com/landscaping-outdoor-building/overall-landscape-planning/1009094451.html