Etapa 1:inspecionar a chaminé
Antes de tentar remover o creosoto, inspecione a chaminé em busca de rachaduras, danos ou obstruções. Se você encontrar algum dano, deverá repará-lo antes de continuar.
Etapa 2:Prepare a área
Cubra o chão ao redor da lareira e da chaminé com um pano para protegê-lo de fuligem e detritos. Você também deve usar roupas de proteção, incluindo luvas, óculos de segurança e máscara contra poeira.
Etapa 3:Remova o creosoto manualmente
Usando uma escova de chaminé, raspe e retire o máximo de creosoto que puder. Comece no topo da chaminé e desça. Certifique-se de prestar atenção especial às áreas onde o creosoto é mais espesso.
Etapa 4:use um limpador químico
Aplique um removedor químico de creosoto na chaminé. Siga as instruções do fabricante do produto específico que você está usando. Certifique-se de deixar o limpador descansar pelo tempo recomendado antes de enxaguá-lo.
Etapa 5:enxágue a chaminé
Enxágue bem a chaminé com água para remover o limpador e qualquer creosoto restante. Você pode usar uma mangueira de jardim ou uma lavadora de alta pressão. Certifique-se de enxaguar a chaminé até que a água saia limpa.
Etapa 6:Seque a chaminé
Deixe a chaminé secar completamente antes de voltar a utilizar a lareira. Você pode usar um ventilador ou abrir as janelas para ajudar a acelerar o processo de secagem.
Etapa 7:reinspecione a chaminé
Assim que a chaminé estiver seca, inspecione-a novamente para ter certeza de que todo o creosoto foi removido. Se encontrar alguma área que ainda contenha creosoto, repita o processo de limpeza.
Etapa 8:Evitar o acúmulo futuro de creosoto
Para evitar o acúmulo futuro de creosoto, queime apenas lenha temperada e faça com que sua chaminé seja limpa e inspecionada regularmente por um profissional.
Source:https://jardim.98905.com/housekeeping/stain-removal/1009134174.html