O fator K é o número de litros de água que flui através do aspersor para cada bar de pressão da água. Um bar é a pressão de ar padrão ao nível do mar . É medido com equipamento especializado . Esta é uma estatística vital para o cálculo da capacidade de um sistema de aspersão . O fator K é muitas vezes referido na informação do fabricante equipados com aspersores .
Variáveis
Arquitetos e engenheiros precisam saber a quantidade de água que se move através do aspersor ir a uma dada pressão de água . Isso porque , se o fluxo de água na linha de água de um edifício é insuficiente para combater um incêndio , o edifício está em risco. Especialistas em design de construção comumente calcular o fluxo de água com base na pressão do fator K e água durante a fase de projeto do edifício .
Significado
Enquanto a pressão da água varia durante o dia , o factor K , definida como uma quantidade de fluxo a uma dada pressão , permanece constante . Por exemplo , se a pressão varia de 0,5 a 1,0 bares , durante um dia , o engenheiro pode representar graficamente a quantidade de água irá fluir através da aspersão de cada pressão da água . Se o fluxo de água na pressão mínima não é suficiente para combater um incêndio , pode ser necessária uma maior fator K aspersão.
Sugeridas Fatores K
aspersão com um fator K de cerca de 57 é suficiente para áreas com riscos mínimos , tais como edifícios de concreto . Isso aumenta para cerca de 115 para áreas com riscos de incêndio mais graves, tais como os edifícios que abrigam conteúdos inflamáveis ou explosivos. A maioria dos sistemas exigem pelo menos 0,5 bar para a operação.
Source:https://jardim.98905.com/home-safety/general-home-safety/1009081217.html