Home & Garden >> Casa e Jardim >  >> Home Repair & Maintenance >> Reparos no Telhado

Como ventilar um telhado isolado com espuma

Noções básicas de isolamento de espuma
Antes de analisar como ventilar um telhado com isolamento de espuma, você deve entender a diferença entre o isolamento de espuma de células abertas e o isolamento de espuma de células fechadas. A espuma de células abertas possui células interconectadas e permitem a passagem do ar, enquanto a espuma de células fechadas possui células interconectadas que não permitem a passagem de ar. O isolamento de espuma de células abertas possui isolamento acústico superior em comparação ao isolamento de células fechadas, mas possui valor de isolamento inferior. O isolamento de espuma de células fechadas tem maior resistência à água e ao mofo. Se for ventilar o telhado, você deve optar por instalar isolamento de células fechadas.

Requisitos de ventilação com isolamento de espuma
Em geral, o isolamento de espuma não requer ventilação. Isso ocorre porque o isolamento de espuma tem um alto valor R, o que significa que é muito resistente ao fluxo de calor. Isso também o torna resistente ao fluxo de ar. No entanto, existem alguns casos em que é necessário ventilar o isolamento de espuma. A ventilação é necessária quando o seu sótão apresenta sinais de umidade, como gotejamento de condensação, geada no telhado no inverno, crescimento de mofo ou bolor, revestimento ou vigas apodrecidas ou ferrugem em fixadores de metal. Você pode notar que nos meses de verão sua casa fica muito quente ou que há pingentes de gelo se formando ao longo do telhado nos meses de inverno. Na dúvida, é sempre melhor consultar um profissional da construção.

Estratégias de ventilação no telhado
Instalação de ventilador no sótão: Instalar uma ventilação elétrica no frontão ou uma ventilação elétrica no sótão é uma maneira simples de ajudar a retirar o ar quente e úmido do sótão.
Ventilação do intradorso: Instale painéis intradorsos com persianas para permitir que o ar frio entre no sótão através dos intradorsos. É recomendável cobrir cerca de 10% dos intradorsos com aberturas de ventilação para garantir uma ventilação adequada.
Ventilação do cume: Instale uma ventilação ao longo do topo do telhado para permitir que o ar quente escape facilmente. Se a linha do seu telhado tiver algum tipo de penetração, como uma clarabóia ou uma chaminé, você vai querer instalar uma ventilação contínua na cumeeira para garantir uma boa circulação de ar em todo o seu sótão.
Instalação do defletor: Defletores de ventilação devem ser instalados entre as vigas do telhado e o isolamento. Isso permitirá que o ar flua do beiral até a cumeeira e saia pela abertura da cumeeira.

Sempre consulte um carpinteiro profissional em sua área para entender as melhores estratégias de ventilação para as necessidades específicas do seu telhado.
Source:https://jardim.98905.com/home-repair-maintenance/roof-repairs/1009137139.html
Casa e Jardim © https://jardim.98905.com