início de 1900 viu uma infinidade de novas invenções , incluindo fita adesiva , o avião , a caneta esferográfica e os designers Modelo T. Móveis em todo o mundo tornou-se apanhados no movimento em direção a novos conceitos e idéias. Kaare Klint , um designer de Copenhague , senti o contrário. De acordo com Andrew Hollingsworth , autor de " Modern dinamarquês, " Mr. Klint , um tradicionalista , senti que não havia necessidade de reinventar mobiliário. Alterar as linhas e materiais eram tudo o que era necessário para modernizar peças tradicionais . Klint atribuído a um projeto ideal que colocar conforto e utilidade ao longo do projeto . Projetistas subsequentes de nota , como Hans Wegner , Finn Juhl e Ole Wanscher expandiu sobre fundamento Klint para criar o que agora é conhecido como mobiliário moderno dinamarquês.
Formulário
dinamarquês mobiliário moderno é simples , ou, como Hollingsworth descreve, " austera ". enquanto cadeiras foram projetados principalmente para o conforto , os designers cuidadosamente esculpida -los em obras de arte. Projetos de fluxo livre , tais como cadeira de Juhl Pelikan , são exemplos deste conceito : conforto combinado com um toque artístico . Cabinetry moderno dinamarquês tem linhas simples , cadeiras normalmente contêm braços e sofás apontados são simplificados , muitos deles com costas assimétricas .
Madeira
Uma das marcas da verdadeira mobiliário moderno dinamarquês é de madeira escura. Teca é um dos materiais mais comumente usados , com carvalho europeu executando um segundo próximo. Rosewood foi empregado em projetos mais sofisticados , de acordo com Hollingsworth . Mahogany , embora não comum , foi utilizado durante a segunda metade do período. Após a Segunda Guerra Mundial, quando os materiais eram escassos , os designers começaram a usar a madeira compensada, dobrá-la e moldá -la em seus projetos. A cadeira Ant famoso , desenhado por Arne Jacobsen em 1952 , usou uma única peça de madeira compensada, dobrado no projeto.
Projetos metal
Poul de Kjaerholm divergiram dos de seus contemporâneos por seu uso extensivo de aço em vez de madeira . De acordo com a principal marca do design moderno dinamarquês - conforto - ele combinou de aço com madeira, couro e outros materiais. No geral, o jogo de luz em aço acendeu suas sensibilidades artísticas e desde peças modernas dinamarqueses impressionantes que os coletores de hoje clamam depois . Cadeira Ant Jacobsen tem cromado ou pernas de aço cetim. Mesas de centro e mesas laterais eram freqüentemente levantou sobre pernas de metal.
Tecidos
Outra característica comum de mobiliário moderno dinamarquês é a escolha de couro para peças estofadas . Cadeiras e bancos foram estofados com freqüência em diferentes tipos de couro, com os padrões de couro de avestruz em alta demanda. Mais tarde, o movimento , enquanto couro ainda era proeminente , tecido stretch foi utilizada com freqüência. Enquanto as cores mais escuras , como o marrom preto e profundo, eram os mais populares , até o final do período de couro azul verde e luz estavam em voga .
Source:https://jardim.98905.com/home-design-decor/home-decor-planning/1009009914.html