A taxa de percolação é uma medida de quão rapidamente a água se move através do solo . A taxa é a mais alta em solos com altas concentrações de areia e menor em solos feitas principalmente de barro. Não só a água se mover para baixo no solo , ele se move de uma forma lateral, assim , passando entre as partículas que se destina a um ponto mais baixo . A água absorvida pelo solo poroso , como argila também viaja à medida que sai as partículas , mas ao mesmo tempo que se pensava que a água se moveu através do solo em um padrão geralmente uniforme , agora parece que isso nem sempre é o caso.
Propriedades de meios de transporte
Como a água move-se verticalmente e horizontalmente pela terra , ela pega outras substâncias ao longo do caminho . Essas caronas poderia ser nutrientes que são benéficos para as plantas, mas também podem ser poluentes que potencialmente podem contaminar o abastecimento de água. Partículas do solo geralmente agem como um filtro , removendo a maioria das impurezas da água da chuva. Mas a água da chuva , assim como a água de uma mangueira de jardim ou primavera segundo turno, às vezes penetra no solo de forma mais agressiva em algumas áreas do que outras, a criação de percursos maiores , chamados de dedos, que permitem que o fluxo se mova mais rapidamente para o aqüífero , ou fornecimento de água subterrânea. Em alguns casos, o acúmulo de pressão de água dentro destas vias é alta o suficiente para abrir outros pontos de saída para ele passar.
Fluxo Caminhos
Pathways que levam através do solo para a mesa de águas subterrâneas incluem espaços maiores entre as partículas em solos com textura grossa , como a areia; túneis sem fim, aberturas criadas pelas raízes das plantas , e os espaços marcadamente maiores entre pedaços de solo compactado ou rochas. A água passa rapidamente através dessas aberturas , saturando apenas algumas das partículas do solo em seu caminho , enquanto outras partículas do solo próximas ficar seco durante o processo.
Efeitos
água que se move rapidamente através de vias isoladas a partir da força da gravidade , não só têm o potencial de introdução de contaminantes para o abastecimento de água subterrânea , mas também priva as plantas dos nutrientes pode ser o transporte , bem como a humidade de que necessitam para crescer . De acordo com o Journal of Hydrology , o fluxo instável ocorre mais freqüentemente em solo muito seco, em áreas onde a condutividade hidráulica , ou a velocidade da água , é aumentada em profundidades mais baixas, e em situações em que o ar fica comprimido à frente da água em movimento. Para qualquer um desses fatores para ser viável , a capacidade de retenção de água do solo conhecidas devem ser considerados para quaisquer alterações para se tornar aparente.
Source:https://jardim.98905.com/garden-lawn/soil/1009006536.html