atmômetros
Calculadora
Show Mais instruções
1
Monte um atmometer em um poste de madeira no meio de um de seus campos , cerca de 40 centímetros acima do solo ao longo de uma estrada de serviço , onde será de fácil acesso . Selecione um site que é o representante do estado geral dos seus campos . Instale o atmometer em seu campo quando o milho é de 12 a 15 centímetros de altura e um plano para removê-lo no final da época de irrigação , ou quando o milho é completamente maduro.
2
Use esta equação para determinar a taxa de evapotranspiração de seu milho :
ETc = ETr x Kc
3
Entenda que ETc = evapotranspiração de seu milho; ETr = a leitura de profundidade de água de seu atmometer no momento em que verificá-lo (por exemplo, depois de uma recente irrigação ou chuva); e Kc = um fator de ajuste de coeficiente de cultura . Kc varia consoante a fase de crescimento do milho . Conecte o valor Kc apropriado do quadro de referência da Universidade de Nebraska. Por exemplo, quando o milho tem duas folhas, o Kc = 0,10 enquanto que quando o milho é espigamento , o Kc = 1,10 .
4
Use a fórmula e as leituras de seu atmometer para gerenciar seu uso de água . Por exemplo , se você observar o nível de água na sua atmometer cai 1,50 polegadas em um período de seis dias desde a última vez que você irrigada , e você sabe que durante esse tempo, 0,75 polegada de água caiu, você pode facilmente determinar a rede e necessidades brutas de irrigação a 95 por cento de eficiência . Se o milho está em fase de florescimento , a fórmula é a seguinte:
evapotranspiração (ETc ) = 1,50 x 1,10, ou 1,65 polegadas. Subtraia a quantidade de chuva a partir desse número ( 1,65-0,75 ) para determinar a necessidade de irrigação líquida ( 0,90 polegadas)
.
Source:https://jardim.98905.com/garden-lawn/garden-seeds/1009003669.html